A Lição Mais Importante Que A Vida Tem Para Ensinar

 textos sobre a vida lição de vida


Ele não gostava de animais. Mas aprendeu com cachorros o significado de coisas tão puras quanto a lealdade e companheirismo.

Ele não gostava de flores. Mas aprendeu com as flores que, assim como elas, há relações como amizade que precisam ser regadas. E cuidadas todos os dias. Para assim crescer. Porque senão, assim como uma flor mal cuidada, uma amizade mal tratada morre em um tempo tão curto, que parece injusto o tempo e trabalho dedicados para ver a flor desabrochar.

Ele não gostava da chuva. Mas aprendeu com as nuvens cinzentas sobre aquelas pessoas que às vezes precisam desabafar. Deixar rolar para fora junto com as lágrimas, aquilo que há de mais frio e pesado dentro da alma.

Ele não gostava de livros. Até o dia em que recitou o poema de um famoso livro para a jovem que mais tarde, ele descobriria ser a mulher da sua vida.

Ele não gostava quando seus pais o aconselhavam dizendo: “Cuidado com as amizades meu filho.”. 20 anos depois ele aprendeu quando foi abandonado pelos seus “melhores amigos”, que conselho de pai e mãe é para a vida toda.

Ele não gostava do frio. E foi esse mesmo frio que mostrou a ele que qualquer um pode ajudar o próximo, mesmo quando a única coisa que se tem para dar a um menino na rua é o próprio casaco.

Ele não gostava de longas caminhadas. Até que um dia descobriu com aquela menina sem braços e pernas o inestimável valor de ser capaz de atravessar a rua sozinho.

Mais do que tudo na vida, ele não gostava de perder dinheiro nos negócios. Até que no dia 23-01, ele aprendeu com seu pai que perder alguém que se ama é mais difícil de superar do que perder uma parte de si mesmo.

Ele odiava esperar. Aí acabou aprendendo com sua filha, ainda na barriga de sua mãe que só nove meses depois ele realizaria o sonho de tê-la em seus braços.

Ele ficava irritado quando sua mulher reclamava por não ter dormido abraçado com ela na noite anterior. Aí ele descobriu depois do acidente o quão difícil e doloroso é passar os dias e noites se sentindo só.
E depois de um tempo ele descobriu que ninguém é obrigado a gostar de tudo. Mas é possível aprender a gostar, aproveitar, valorizar muitas coisas com as experiências vividas com o passar dos dias.


E ele também descobriu que tem uma ou duas coisas que acaba aprendendo a gostar quando já é tarde demais. Mas no fim de tudo, antes que fosse tarde demais, ele aprendeu a gostar do que esteve sempre diante dos olhos dele e nunca quis enxergar. Ele aprendeu a gostar da própria vida. 

Ele aprendeu a viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar seu pensamento comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: Uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. Fica a dica! =)

related posts plugin for wordpress, blogger…